Lançamento “Um lugar cheio de ninguém”

capa lugar cortada

Marcelo Xavier e Asa de Papel café & arte convidam para o lançamento do livro
 
UM LUGAR CHEIO DE NINGUÉM – e da edição comemorativa de 30 anos de “O Dia a dia de Dadá”
 
Sábado – 15/julho – 11h
 
R. Piauí 631 – Santa Efigênia
 

Oficina de modelagem de massinha de 10h às 11h ( inscrições pelo email contato@marceloxavier.art.br – R$ 40,00.  Vagas Limitadas!)


“Um Lugar Cheio de Ninguém” é o 21º livro de Marcelo Xavier, o 16º voltado para as crianças. Depois de 7 anos, MX volta ao universo infantil explorando as aventuras de um garoto por um cenário onírico de uma cidade sem pessoas. Para comemorar esse retorno, uma grande festa com apresentação do Coletivo Emcaixa – teatro miniatura em caixa de lambe-lambe, oficina de massinha e muito mais.
 
O evento marca também o aniversário de um clássico da criançada. “O Dia a Dia de Dadá” completa 30 anos encantando gerações e ganha uma nova edição.
 
Esperamos todos lá!
 
=====================
 

Marcelo Xavier nasceu em Ipanema, interior de Minas Gerais, em 1949. Viveu por lá até os cinco anos, quando se mudou para Vitória. Passou toda a infância no Espírito Santo e em 1961 veio para Belo Horizonte, onde mora até hoje. É formado em Publicidade pela PUC Minas e artista plástico autodidata. Já fez muitas coisas na vida. Ilustrou livros, criou e realizou inúmeros projetos gráficos, produziu e dirigiu programas para a televisão, trabalhou em publicidade, com cenografias, figurinos e adereços para espetáculos de teatro, música, dança e carnaval.

O trabalho com ilustração tridimensional, que desenvolve desde 1986, é uma síntese de tudo isso: personagens e objetos de cena são moldados em massa plástica, montados em pequenos cenários e fotografados.

Com o livro “Truques Coloridos”, só com imagens feitas com massinha de modelar, estreou como autor para crianças. Entre suas obras estão “O dia a dia de Dadá”, “Tem de tudo nesta rua”, “Asa de papel”, “TOT”, “Se criança governasse o mundo”, que se tornaram bastante conhecidas do público e receberam importantes premiações como: Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro (1994, 2001, 2005); Prêmio APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte (1990, 1993); Prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (1987, 1990, 1993, 1998, 2001); Prêmio da Associação Brasileira de Escritores (1997). São, ao todo, 20 livros, sendo 15 infantis. Alguns publicados em inglês e espanhol. Um deles (“Se criança governasse o mundo”) já está disponível em versão eletrônica. Tanta produção coloca Marcelo Xavier como o autor de maior vendagem do selo Formato, da Editora Saraiva.

A aproximação com o público infantil acabou promovendo um intenso envolvimento do autor com a Arte Educação, sobretudo nas oficinas de modelagem para crianças e professores realizadas por todo país. Nelas, Marcelo busca mostrar os caminhos encantados e extremamente simples da modelagem com massinha. Os participantes são estimulados, pela observação das ilustrações tridimensionais dos livros, a se entregarem a um exercício de criação individual, fazendo um boneco de massinha a partir das orientações do autor.

Os livros são um encontro que o autor marca com o leitor, esperando que ele compareça. Se o encontro acontece, pode nascer uma forte ligação entre eles. Marquei meu primeiro livro encontro com as crianças em 1987. Ele se chamava ‘O dia a dia de Dadá’ e era um livro de imagens, sem texto. Os pequenos leitores compareceram e a tal ‘forte ligação’ aconteceu. Outros livros vieram, sempre com ilustrações tridimensionais, feitas com massa de modelar e fotografadas. A modelagem é uma paixão antiga. Na minha infância, eu usava barro para fazer bonecos. Depois que secavam ao sol, eram pintados com aquarela. A partir dos encontros com as crianças de várias partes do país, em oficinas de modelagem, posso garantir que elas sabem das coisas e das não-coisas. Crianças pensam com o coração, e têm soluções incríveis para todos os problemas. Por isso, e por puro amor, eu voto nelas!

Contato: 999705162//contato@marceloxavier.art.br

Mais informações:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Marcelo_Xavier

Wordpress Themes - Free Wordpress Themes